quinta-feira, 3 de julho de 2025

Museu Casa de Portinari tem nova exposição e atividades de férias

 

Museu Casa de Portinari tem nova exposição e atividades de férias

Mostra “Bordados, Bordaduras e Bordadeiras” acontece no Galpão das Artes


Imagem: Fachada do Galpão das Artes/Divulgação


O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizada em Brodowski (SP), inaugura no dia 10 de julho a exposição “Saberes e Fazeres da Casa de Portinari: Bordados, Bordaduras e Bordadeiras”, no Galpão das Artes.


A mostra reúne peças produzidas por artesãs de Brodowski e região e propõe um diálogo com o universo afetivo e familiar de Candido Portinari, cuja mãe e irmãs dominavam a arte do bordado. A exposição valoriza o fazer manual como expressão de identidade, sensibilidade e patrimônio cultural.


Além da abertura da mostra, a programação segue com atividades voltadas ao público de todas as idades, como oficinas criativas e brincadeiras na esplanada, dentro do projeto “Férias no Museu”. Aos finais de semana, o espaço também recebe a Feira de Artesanato com participação de artesãos locais.


No feriado estadual de 9 de julho, o Museu Casa de Portinari funciona normalmente. Confira, a seguir, a programação completa.


Exposição valoriza bordados e memórias


De 10 de julho a 3 de agosto, o Museu Casa de Portinari apresenta, no Galpão das Artes, a exposição “Saberes e Fazeres da Casa de Portinari: Bordados, Bordaduras e Bordadeiras”. A mostra reúne peças criadas por artesãs de diferentes localidades, destacando o valor do trabalho manual e da tradição têxtil presentes na história do museu e no cotidiano da família de Candido Portinari.


As obras dialogam com o universo afetivo do artista, cuja mãe e irmãs se dedicavam ao bordado e à costura, práticas que ajudaram a compor a atmosfera de sua infância.


Segundo o gerente do Museu, Matheus Maia, “a ideia foi reunir peças de bordadeiras parceiras da Casa de Portinari que revelam a delicadeza do bordado não apenas como técnica, mas como linguagem afetiva, como memória cultural e principalmente como manifestação de identidade. A proposta foi justamente acolher a diversidade de perspectivas, técnicas e intenções, valorizando a singularidade de cada bordado como expressão pessoal e cultural”.


Os trabalhos vieram principalmente de bordadeiras de Brodowski, mas também há contribuições vindas de Batatais e Ribeirão Preto, além disso de grandes centros, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


“Desejamos que saberes, memórias e afetos transmitidos por gestos simples sejam preservados e ressignificados pelas novas gerações. Esta mostra reforça o compromisso do Museu com a memória viva e com a escuta das tradições que moldam nossa cultura, a partir do legado de Candido Portinari”, finaliza Maia.


Datas: 10 de julho a 3 de agosto (terça-feira a domingo)

Horário: das 9h às 17h

Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro - Brodowski/SP)


Férias no Museu: Brincandinho


Durante o mês de julho, o Museu Casa de Portinari promove a programação “Férias no Museu: Brincandinho”, com atividades voltadas ao público infantil. Oficinas, jogos, brincadeiras e espaços de leitura estimulam a criatividade e o contato com a obra e a infância de Candido Portinari.


Organizadas em estações temáticas — verde, amarelo, azul e vermelho — as ações exploram as cores e seus significados por meio de experiências sensoriais, educativas e afetivas, promovendo a convivência e a valorização da memória cultural.


Datas: 1º a 31 de julho (terça-feira a domingo)

Horário: das 10h às 16h

Local: esplanada do Museu


Férias no Museu: “Reciclarte”


A oficina “Reciclarte” acontece no sábado (5) e propõe uma experiência criativa e sustentável com o uso de materiais recicláveis, como caixas de ovos e papelão. A atividade convida as crianças a transformarem objetos que seriam descartados em produções artísticas, estimulando a imaginação, a consciência ambiental e o desenvolvimento da expressão criativa.


Data: 5 de julho (sábado)

Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 16h

Local: esplanada do Museu


Feira de Artesanato


A tradicional feira de artesanato acontece todos os finais de semana de julho, na esplanada do Museu. A iniciativa reúne artesãos de Brodowski (SP), valoriza a produção manual e fortalece a economia criativa local, contribuindo para a geração de renda, o empreendedorismo e a inclusão social.


Data: todos os sábados e domingos de julho

Horário: das 10h às 16h

Local: esplanada do Museu


Férias no Museu: Oficina de Confecção de Quebra-Cabeça


O jogo de quebra-cabeça contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e motoras, como raciocínio lógico, memória visual, coordenação motora fina, atenção, concentração, persistência e capacidade de resolução de problemas. A atividade estimula o pensamento estratégico e promove o exercício da paciência de forma lúdica e envolvente.


Data: 9 de julho (quarta-feira)

Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h

Local: esplanada do Museu


Edital convida artistas para Exposição Coletiva na 50ª Semana de Portinari


Está no ar o edital para a Exposição Coletiva de Artes Plásticas que fará parte da programação da 50ª Semana de Portinari, que acontece no próximo mês de agosto. Voltada a artistas de todo o país, a chamada busca valorizar a diversidade de linguagens, estilos e técnicas presentes na arte contemporânea. A iniciativa tem como objetivo fomentar a produção artística e ampliar espaços de difusão cultural. As inscrições serão feitas no Galpão das Artes, a partir do dia 15 de julho e o edital com todas as informações pode ser acessado on-line.


Outras atividades no mês de julho


Ao longo do mês, o público poderá participar de oficinas criativas, contações de histórias, apresentações musicais e atividades intergeracionais, tanto presenciais quanto virtuais. Entre os destaques estão a Orquestra de Violas “Rio Pardo”, o passeio ciclístico “Pedal Kids Brodowski Ride” e a palestra híbrida (on-line e presencial) sobre pesquisa da paleta de cores das obras de Portinari em Brodowski. Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site da instituição.


Museu Casa de Portinari


Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. Tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.


É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.


Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.


Entrada: gratuita


Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)

Informações: (16) 3664-4284

Festival RME 2025

 


A fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes, que também é Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU, será novamente a grande anfitriã do 14º Festival RME, que acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Em sua 14ª edição, o festival reafirma seu protagonismo como o maior evento dedicado ao empreendedorismo feminino no Brasil, com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas, especialmente mulheres empreendedoras. O evento contará com cerca de 300 palestrantes, dezenas de mentoras e uma programação intensa voltada ao fortalecimento dos negócios liderados por mulheres.


O evento é uma correalização do Instituto RME, com apoio de importantes marcas e organizações, como o Itaú patrocinador ouro e está em sua 8ª participação no Festival, Pluxee é patrocinadora prata, Boca Rosa será parceira Institucional - além de oferecer brindes aos convidados VIPs e palestrantes, a marca será responsável pelas produções de maquiagem no camarim VIP.


A Mega Artesanal, maior feira de artesanato da América Latina, também se une como parceira institucional. A Feira das Deusas também é uma parceria institucional, oferecendo apoio, visibilidade e oportunidades às empreendedoras e expositoras.


Palestrantes confirmadas

Entre os nomes já confirmados para o evento estão:

  • Monica Andrade – Sócia Fundadora da Boca Rosa Company.
  • Mariana Saad - Empreendedora, fundadora da Mascavo e influenciadora.
  • Larissa Magrisso – Fundadora da Lúcidas, primeira plataforma brasileira dedicada às amizades femininas, que atua com conteúdo, investigação e experiências de conexão.
  • Alice Pataxó – Comunicadora e ativista indígena do povo Pataxó, embaixadora do WWF-Brasil, indicada à lista BBC 100 Women, reconhecida pela Meta como uma das “Creators of Tomorrow” e palestrante em eventos internacionais como a COP.
  • Izabella Camargo - Jornalista, Palestrante, criadora EPIs da Saúde Mental.



Estrutura do evento

O Festival RME oferecerá uma infraestrutura completa, que inclui:

  • Palco Principal
  • 3 Arenas de Conteúdo
  • Sala de Mentoria
  • Espaço para Networking
  • Espaço Kids
  • Espaço Cultural
  • Feira de Negócios com 50 empreendedoras expositoras
  • Espaço das Autoras com 10 escritoras
  • Praça de Alimentação


Na edição de 2024, o Festival RME reuniu mais de 8 mil empreendedoras em dois dias de programação. Para 2025, a expectativa é "Neste ano esperamos receber mais empreendedoras", afirma Ana Fontes, fundadora da RME. Além do público presencial, o evento tem um impacto significativo nas redes sociais, alcançando aproximadamente 5 milhões de pessoas.


Serviço

Festival RME 2025

Data: 03 e 04 de outubro;

Local: Pavilhão 4 da São Paulo Expo;

Acesso: Estação Jabaquara do metrô, linha azul;

Ingressos: Sympla

Site: https://festivalrme.net.br/

Curitiba sedia uma das maiores Feiras de Cutelaria da América do Sul

 


Evento terá mais de mil tipos de facas, 100 expositores, palestras, avaliações e demonstrações de forja; ‘joias de aço’ são consideradas obras de arte e custam até R$ 30 mil

A capital paranaense recebe, neste fim de semana, a sétima edição da Knife Show Curitiba - Feira e Exposição de Facas e Artigos de Cutelaria. O evento é um dos maiores da América do Sul, reúne mais de 100 expositores do Brasil, fabricantes de instrumentos de corte, colecionadores, fornecedores e compradores do exterior.

 

A feira acontece nos dias 05 e 06 de julho (sábado e domingo), na Rua Brasilino Moura, 474, bairro Ahú, em Curitiba [no salão do antigo Cassino Ahú]. Os ingressos serão vendidos no local, custam R$ 15 para quem seguir o @knifeshowcuritiba e R$ 20 para os demais. O estacionamento é gratuito e são esperados entre 3 e 4 mil visitantes de todo o Brasil e de outros países.

 

Números

Desde a primeira edição em 2017, mais de 20 mil participantes estiveram nos encontros. Foram comercializadas cerca de 9 mil peças e também houve inúmeros pedidos de encomendas pós-feiras.

 

“Na edição de 2024, em apenas dois dias, foram negociados cerca de R$ 900 mil. A faca mais cara foi adquirida por um comprador internacional, que pagou a bagatela R$ 30 mil pela peça”, explica o organizador do evento, Marcelo Tokars.