A Gentil Carioca tem o prazer de anunciar "Contemplação do Vazio", segunda individual da artista Ana Silva na sede paulistana da galeria. Atualmente em cartaz na coletiva "O Poder de Minhas Mãos", no Sesc Pompeia, a artista reúne composições de atmosfera onírica, que expandem a poética de seu trabalho e costuram tempos, territórios e memórias. A abertura acontece em 3 de setembro de 2025, das 16h às 20h, coincidindo com o início do circuito da Travessa Dona Paula, encontro de colecionadores, patronos e curadores no contexto da 36a Bienal de São Paulo.
A pesquisa de Ana Silva (n. 1979, Calulo, Angola) toma o bordado como linguagem plástica para refletir sobre heranças culturais, afetividade e identidade. Bordados, pigmentos e tecidos são sobrepostos e tensionados, ganhando densidade poética. O gesto manual, também uma escolha política, resgata tradições ligadas ao trabalho doméstico e feminino, articulando delicadeza e força, intimidade e potência. Suas obras integram as coleções do Centre Pompidou; Fondation H - Paris; Fonds de Dotation agnès b., PAMM: Pérez Art Museum Miami, e Fondation Gandur pour l'Art.
Na individual "Contemplação do Vazio", Silva apresenta obras inéditas produzidas em residência artística em São Paulo, nas quais investiga o vazio como espaço de potência e transformação: “Nesta série, parto do princípio de que o vazio não é sinônimo de ausência, mas de potencial. Um espaço em expansão, tal como o universo, traz consigo a possibilidade da criação, da transformação e da leveza. Tal como a respiração — que se expande e contrai —, o vazio pulsa, ressoa e oferece um refúgio ao movimento da existência.”
Serviço:
Ana Silva: Contemplação do Vazio
Abertura: 3 setembro de 2025, Quarta-feira, 16h - 20h
Em cartaz até: 25 de outubro de 2025
(Seg a sex, 10h-19h e Sáb, 11h-17h)
A Gentil Carioca São Paulo
Travessa Dona Paula, 106/108/110
Higienópolis, São Paulo (SP)
Site: https://www.
Nenhum comentário:
Postar um comentário